sábado, 24 de julho de 2010

Ilha da reciclagem


O projeto holandês Recycled Island consiste em construir uma enorme ilha capaz de abrigar as pessoas que poderão perder suas casas por causa de fenômenos provocados pelas mudanças climáticas


Imagine juntar todo o plástico que hoje está flutuando sobre as águas do Giro Pacífico Norte (região oceânica que é considerada o maior depósito de lixo do planeta) e usar esses resíduos para construir uma ilha sustentável com as mesmas proporções territoriais de uma cidade como Manaus. Parece loucura? Não para os arquitetos do Whim Arctects, da Holanda, que colocaram a ideia no papel ao pensar na Recycled Island.

O objetivo é formar um território insular flutuante onde existam casas, comércio, lazer e plantações. "Queremos propor um habitat confortável, mas que não precise depender (tanto) de recursos oferecidos por outros países", diz Ramon Knoester, um dos criadores da ideia, que está em estudos para ser viabilizada. Por enquanto, não passa de uma ilha imaginária cuja matéria-prima continua a boiar e poluir nossos mares.

Reportagem: Planeta Sustentável

Nenhum comentário:

Postar um comentário