quarta-feira, 23 de junho de 2010

Quebrangulo, cultura não afunda.

Estive na pequena cidade de Quebrangulo há menos de um mês. A cidade fica no interior de Alagoas e tem mais ou menos uns doze mil habitantes. Fui para a estréia do documentário realizado pelos meus pais sobre o ex- operário Manoel Fiel Filho. A morte de Fiel em 1972 no Doi Codi de São Paulo, foi o que levou a demissão do comandante do II Exército, Ednardo D`Ávila, e a do ministro do Exército, Silvio Frota, fatos que deram inicio ao fim da ditadura militar no Brasil. E foi em Quebrangulo que esse personagem tão importante da historia da nossa democratização nasceu. Com a estréia do filme, levamos também Dona Thereza, que é viúva de Fiel, suas duas filhas e os dois netos para conhecer a cidade de que Manoel tanto lhes falava, mas que em vida, não pode mostrar à família. O encontro foi maravilhoso! O prefeito, Marcelo Lima, recebeu a todos com a banda da cidade (típico do interior), e improvisou um cinema em um galpão reformado para convidar todos os habitantes a conhecerem um pouco da sua história e cultura de Quebrangulo.
Depois da sessão o prefeito anunciou que batizaria o nome de uma praça, que está sendo construída, com o nome de Fiel . Dona Thereza ficou emocionada com tantas homenagens. Seu marido, que havia sido injustamente esquecido pela historia deste pais, finalmente recebia o devido reconhecimento.

A história poderia acabar por aqui, porque já está muito bonita. Porém, depois das homenagens, resolvemos dar uma volta pela cidade e descobrimos que Quebrangulo era ainda muito mais rica do que imaginávamos. Primeiro de tudo é que Quebrangulo não é somente a cidade de Manoel Fiel Filho mas também é de lá naturalidade o ilustríssimo escritor de Vidas Secas, Graciliano Ramos. Como se não bastasse descobrimos várias outras maravilhas; como uma tradição folclórica chamada Nega da Costa, o talentoso Edmilson Oliveira artista plástico que faz lindas esculturas com material reciclado, a historia de Anita Studer, uma ornitóloga suíça que foi estudar um pássaro em Quebrangulo e acabou transformou uma grande área de desmatamento da cidade em uma reserva florestal... Enfim, Quebrangulo tem milhares de historias enriquecedoras para contar e é realmente surpreendente como uma cidade tão pequena consegue englobar tantas riquezas culturais. E mais surpreendente ainda é pensar que quase ninguém conhece ou ouviu falar de Quebrangulo.

Hoje, no entanto, Quebrangulo foi noticia dos jornais de todo o Brasil, e não foi por causa do Fiel, do Graciliano, da reserva florestal nem da arte em material reciclado. Quebrangulo virou noticia porque foi totalmente devastada por uma enchente que praticamente acabou com a cidade. Agora muitas pessoas já sabem o que é, ou era, Quebrangulo: é aquela cidadezinha lá do nordeste que afundou, né?

É realmente lamentável que esse tipo de coisa continue acontecendo, que a mídia só valorize as noticias depois que elas viram tragédias. E é por isso que este espaço é tão importante para confrontarmos esse fato.
Felizmente, em minha visita a Quebrangulo pude fazer vários registros de coisas interessantes da cidade. O material foi todo gravado em vídeo e ,aos poucos, `a medida que for editando irei postá-los aqui. Assim vocês vão poder conhecer essa deliciosa cidadezinha pelas coisas lindas que ela oferece e não pela catástrofe que a castigou.

Um comentário: